-
Arquitetos: APS Concept
- Área: 335 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Quang Tran
-
Fabricantes: MOEN, PANDOMO, The Box, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta "renovação", como parte do projeto Mo Stay, é construída com base em três fatores principais: Conectividade - Localidade - Sustentabilidade. Aninhado na floresta de pinheiros, este é um complexo hoteleiro inspirador que combina elementos paisagísticos existentes na casa, criando uma ligação entre as pessoas e a natureza. A forma é cercada por um talude baixo, evitando chuvas fortes que podem arrastar rochas, com degraus de pedra para criar uma parede natural mantendo o estado original do terreno e evitando deslizamentos de terra. A equipe encontrou uma maneira de criar um projeto que perdura no tempo, usando materiais sustentáveis e altamente locais como pedra, madeira de pinus, concreto, aço e tijolos construindo uma edificação adequada ao contexto natural.
Desde longe, a casa tem três blocos principais: a parte inferior é revestida com pedra, criando uma sensação de suporte sólido para 2 blocos de telhados pontiagudos de madeira natural com tons de marrom e preto. Os materiais acima referidos têm uma ligação com a paisagem envolvente, criando uma harmonia entre a arquitetura e a natureza. Aproximando as pessoas o máximo possível da natureza, a ideia principal é que, de dentro de casa, ainda seja possível sentir a mudança de cenário lá fora, dentro da mata. Para tal, utiliza-se grandes janelas de vidro com um arranjo seletivo a fim de fornecer um bom ângulo de visão para admirar toda a floresta, com isso, a luz natural pode brilhar em todos os ambientes.
A madeira de pinus modificada, conhecida por sua resistência à umidade, ao mofo, a cupins, ao calor, estabilidade, durabilidade e respeito pelo meio ambiente, foi escolhida pela equipe de projeto como o principal material para a casa. O teto, as paredes e o piso são todos revestidos com madeira de pinus modificada. A escolha de tons de madeira do claro ao escuro em cada posição específica pode adicionar profundidade ao espaço, bem como evitar a monotonia ao usar um único material. Este é um local de encontro para famílias e grupos de amigos relaxar e se divertir juntos. Assim, o fator privacidade, bem como o fator comunidade, devem ser sempre assegurados. Pisos de concreto polido são usados no espaço comum (sala - cozinha), um destaque para tornar o espaço mais marcante, bem como marcar uma distância entre o espaço público e o privado.
O espaço comum - cozinha - é totalmente ampliado por grandes portas de vidro que levam à área externa, criando flexibilidade e conectando diretamente interior e exterior. O amplo e arejado espaço ao ar livre é adequado para alegres churrascos ou reuniões junto à lareira quente. Para apreciar o amanhecer de um novo dia, a neblina nos dias frios, o som do canto dos pássaros, o som da chuva caindo nas folhas em frente à varanda, um arco-íris brilhante depois da garoa. O projeto foi desenhado pelo arquiteto e pelo investidor a fim de trazer uma experiência curativa e acolhedora após a vida caótica e barulhenta da cidade.